CIPA: Comissão interna de prevenção de acidentes

 

Para quem trabalha em empresas públicas ou privadas já devem ter ouvido falar da CIPA, o que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Por isso saiba um pouco mais sobre o que é a Cipa e qual a sua finalidade, principalmente para quem trabalha em situações de perigo ou que possam causar mais acidentes.

CIPA nada mais é do que um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar de toda a prevenção de acidentes e de doenças no seu ambiente de trabalho.

A formação dessa comissão é obrigatória para as empresas ou instituições que podem admitir os trabalhadores, além de empregados contratados com carteira assinada. As empresas que possuem até 20 funcionários não tem a obrigação de construir um grupo de cipeiros, mas que são ainda obrigados a promover um tipo de treinamento de um funcionário elegidos para atender a todas as disposições caso elas aconteçam.

A importância da Cipa para o trabalho

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é totalmente regulamentada pela legislação brasileira através da Consolidação das Leis de Trabalho a CLT nos artigos equivalentes de número 162 e 165 e pela Norma Regulamentadora a NR5.

Todo o grupo responsável por toda a organização é composto de representantes dos próprios empregados, bem como através de eleições que são realizadas por parte do empregador, a direção da própria empresa que determina estas particularidades.

 

Entre em contato e fique por dentro do calendário de treinamentos da Executar Alpinismo Industrial